quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Um pouco de historia


Um pouco da trajetória do proprietário da Faccin Bicicletas

Luiz Maganini Faccin, filho de Danilo Faccin e Cenira Maganini Faccin, nasceu na cidade de Campos Borges, no interior do Rio Grande do Sul em 23 de julho de 1969. Foi adquirindo gosto pelo ciclismo desde criança quando já realizava algumas aventuras pedalando até cidades próximas e também para conhecer as localidades do interior do município de Santa Cruz do Sul onde reside. Participou de algumas competições de ciclismo e de bicicross, mas esteve mais ligado a aventura e realizou travessias de cânion, caminhadas de exploração. Sempre esteve ligado ao ciclismo e organizou os primeiros passeios de bicicleta em trilha na região. 
Em 2002 participou de primeira corrida de aventuras no estado ajudando a formar a primeira equipe da cidade, que conquistou a 16ª posição geral na prova, mas a segunda entre as equipes gauchas. Participou de corridas de aventura no Uruguai e algumas outras regionais e estaduais. Para estas provas aprendeu novas técnicas e conheceu novas modalidades de técnicas verticais, orientação, corrida e canoagem.
Em 2004 participou do primeiro desafio ciclístico não competitivo de longa distancia, prova de origem francesa de nome Randonneur, aqui no Brasil apelidada de Audax. Completou o primeiro brevet de 200 km de Porto Alegre, o seguinte de 300km com largada em Caxias do Sul e do brevet de 400km realizado em São Paulo. Na mesma semana do desafio de 400km foi vencedor como capitão da equipe ganhadora da Primeira Ecorrida UNISC.
A partir de 2005 passou a se dedicar apenas aos desafios de ciclismo de longa distancia iniciando também a organização de brevets. Neste ano pedalou os brevets de 200, 300 e 400 e organizou o de 200 km em Santa Cruz do Sul.
Em 2006 novamente organizou o brevet de 200 e concluiu os brevets de 200, 300 e 400km. Neste ano passou a trabalhar mais para a organização dos brevets a nível nacional e ajudar os novos participantes e organizadores. 
Em 2007. organizou os brevets de 200 e 300 e colaborou para a realização de inúmeros outros. Concluiu os brevets:  200, 200, 300, 400, 400 , 600 pedalando nas estradas do RS, Paraná e São Paulo. Neste ano também completou o Paris Brest Paris 1200km, o mais tradicional dos eventos realizado a cada 4 anos na França.
 Em 2008 completou os eventos de 200, 300, 400 e 600 e organizou os brevets de 300 e 600. Neste mesmo ano assumiu o cargo de representante da União dos Audax Franceses(UAF) para o Brasil. 
Em 2009 descobriu que poderia conquistar um titulo inédito para o Brasil. Para isto completou neste ano 19 brevets pedalando na soma mais de 4800 km. Entre as conquistas de 2009 estão o brevet de 1000km e uma Fleche ( 380 km em 24h) que também foi o organizador destes eventos realizados pela primeira vez no Brasil. Completou todos os brevets e desafios necessários para obter o titulo máximo da modalidade que é organizada pelo Clube Audax Paris (ACP) que é titulo e medalha de Randonneur 5000. 
Em 2009 organizou e pedalou os primeiros brevets Audax-UAF realizados no Brasil (100 e 200km). Ainda em 2009 assumiu também  o cargo de representante do Clube Audax Paris para o Brasil, cargo que ocupou até maio de 2011. 
Completou diversos eventos ciclísticos de longa distancia em 2010 e 2011 tornando-se referência para muitos outros participantes da modalidade. Organizou e participou dos primeiros brevets Audax Caminhada realizados na América do Sul ( 25, 50 e 75 km), continua como representante da UAF e trazendo eventos inéditos para o Brasil, alguns específicos para jovens.

No decorrer desta trajetória o esporte me oportunizou conhecer novos lugares e de uma maneira diferente, conhecer melhor os meus limites e as minhas fraquezas, mas principalmente ajudar os outros e conquistar amizades, o que vale mais do que as medalhas.


Luiz Maganini Faccin


quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Qual bicicleta comprar para iniciar nos pedais?



Para uso no asfalto ou estradas de terra? Se pretende andar mais, ou muito em estradas de terra com certeza uma mountain bike por ser mais versátil;

Se pretende pedalar apenas em asfalto uma bicicleta speed com pneus 700x 23 ou 25 pode ser ainda limitante nas opções de percurso. Se for para uso mais urbano indicamos uma bicicleta hibrida com guidão estilo mountain bike, aro 700, pneus 700x38 e freio a disco.
Devido as nossas limitações de estradas (Rio Grande do Sul), mesmo as com asfalto, geralmente com acostamento ruim, ou mesmo buracos, as bicicletas mais utilizadas são as mountain bikes.

Mountain bike. Bicicleta com mais opções de marchas e pneus mais grossos para uso em estradas ou trilhas. Mais adaptada para qualquer terreno e subidas e descidas.

Principais características

ARO 29: até alguns anos atrás todas as mountain bikes (MTB) eram aro 26. Alguns ainda utilizam este tamanho de 26, mas sem entrar na discussão, a não ser que você tenha pouco altura, pense em uma bicicleta aro 29. Este tamanho 29 tem mais conforto principalmente nas descidas e apresenta mais facilidade para ultrapassar buracos e obstáculos. Com aro 29 também é mais fácil manter uma velocidade de andamento um pouco mais elevada.

FREIO A DISCO HIDRAULICO: principais modelos de bicicletas aro 29 estão equipadas com freios a disco. Dois tipos principais de freios a disco, mecânico (puxado a cabo) e hidráulico. Com certeza é bem melhor o freio hidráulico, mais eficiente e mais fácil de regular. A tendência é a redução do custo e este tipo de freio equipar a maios parte dos modelos de bicicleta;

Suspensão dianteira: indispensável para o uso em estradas de terra, trilhas e até mesmo para as estradas asfaltadas esburacadas! Suspensão traseira? Sempre acrescenta um pouco de peso, ou preço a bicicleta. Em modelos mais econômicos, que provavelmente seja o escolhido por um ciclista iniciante, a suspensão traseira não é eficiente e ira dificultar o andamento do ciclista. Modelos mais top o amortecedor traseiro tem suas vantagens, principalmente para quem gosta de uma trilha e de descidas, mas para um iniciante, resumindo: melhor escolher uma bicicleta com amortecimento na dianteira apenas. Amortecedor dianteiro é mais eficiente do que o traseiro. Todo amortecedor ajuda a manter a estabilidade e conforto da bicicleta. A desvantagem do amortecedor pode ser em percursos de asfalto e em subidas, quando uma parte da força aplicada, no guidão principalmente, é perdida do “balanço” do sobe e desce. Para resolver este problema os amortecedores em geral estão equipados com uma trava com a qual o ciclista pode escolher quando ele quer utilizar, ou não a suspensão. O mais prático é a trava da suspensão no guidão. 
Os modelos melhores são os “a ar” que podem ser calibrados conforme o peso e tipo de uso que o ciclista deseja da suspensão.

Quadro de alumínio= Praticamente padrão nas bikes de entrada.
 Outras opções: quadro de aço, preço pouco mais baixo, mas peso excessivo e geralmente vem equipada com componentes simples não indicados para quem pensa em ir um pouco mais longe. Quadro de carbono, tem várias vantagens, mas tem custo maior e equipa bicicletas com componentes de melhor qualidade o que faz o preço não ser a principal opção para um iniciante. Na primeira bicicleta o mais indicado é uma com quadro alumínio.
Quantidade de marchas?

Até pouco tempo valia a regra, quanto mais machas melhor. Bicicletas com 18, 21, 24, 27 e 30 marchas eram as opções. As opões de tamanhos e quantidade de engrenagens mudaram e surgiram as roda livre com 10 11 e 12 engrenagens. Os modelos médios passaram a ser com duas engrenagens dianteiras e 10 ou 11 na traseira. As bicicletas passaram a ter 20 ou 22 marchas com praticamente a mesma relação de 27 ou 30 marchas. Novas tecnologias e modelos baseados principalmente em desempenho de competição em trilhas, também as exigências de mercado e as bikes passagem a ter opções de 1 engrenagem apenas na dianteira com 10, 11 ou 12 engrenagens na roda traseira. Redução na perda de tempo na troca de marchas e peso as vantagens básicas de se ter uma bicicleta nos modelos melhores com uma engrenagem apenas na dianteira. Na pratica uma redução na velocidade final em percurso de asfalto.
Isto explicado apenas para clarear um pouco as opções.
Para iniciar nos pedais o que vale é ter ao menos algumas opções a mais e também opção mais leve de engrenagem. As opções de bicicletas com 21 marchas são limitadas. Opção com 24 marchas geralmente já apresentam a engrenagem traseira mais leve (34 dentes). Isto vai facilitar muito nas subidas, principalmente ao ciclista iniciante. As opções na escala de preços geralmente são as de 10 engrenagens traseira e duas dianteiras. As bicicletas com 11 ou 12 engrenagens traseiras apresentam preços maiores.
 Claro, se você gosta mesmo do mountain bike e quer investir, pode comprar uma bicicleta com 11 ou 12 velocidades e equipamentos melhores. Vai investir mais e comprar produto de melhor qualidade. Uma bicicleta melhor, tem preço maior e uma vantagem, não precisar ser substituída por outra tão rapidamente, assim que você começar a andar mais longe.

Marca
Aqui neste texto não estou analisando as marcas de bicicletas. Um frase é certa, ninguém faz milagre. Marcas melhores, mais conceituadas possuem uma vantagem competitiva em relação a tecnologia e qualidade dos quadros utilizados para a montagem da bicicleta. A geometria, tipos de tubos faz muita diferença no conforto, resistência, peso, durabilidade e desempenho de uma bicicleta.

Cambios- Marca do maior fabricante é Shimano, algumas outras marcas de custo mais elevado- Sram e algumas outras de preço baixo e qualidade duvidosa. A Marca Shimano possui várias linhas de produtos desde 24 velocidades até 1x11. Várias linhas com qualidade e preços que acompanham.

Preço!
Muitas vezes este é o item principal na escolha do modelo de bicicleta a comprar.
Se comprar uma bicicleta de valor alto e não utilizar estará perdendo valor no investimento;
Se comprar uma muito simples e quiser utilizar mais, vai precisar reinvestir em uma melhor;
Pense em comprar uma bicicleta semi nova e o investimento poderá ter retorno na revenda desta bicicleta. Bicicleta usada é preciso ter cuidado com modelos defasados e itens gastos. Aconselhamos a comprar em alguma loja de bicicleta, ou pedir avaliação para algum lojista de confiança ou amigo ciclista.

Algumas opções de valores (setembro de 2018)

Faixa 1-Bicicleta com quadro de aço, aro 29? Menos de um mil reais;

Faixa 2-Bicicleta com aro 29, quadro alumínio, amortecedor simples e freio disco mecânico. Mais de um mil reais;

Faixa 3-Bicicleta com 21 marchas, freio disco hidráulico, amortecedor com trava. Veja linha Caloi 2019, Mais de 1500 e menos de 2 mil reais;

Faixa 4-Bicicleta com 24 marchas, freio disco hidráulico, amortecedor com trava, quadro alumínio a partir de 2400,00

Faixa 5-Bicicletas com 27 velocidades e componentes superiores a partir de 3 mil reais;

Faixa 6-Modelos superiores com 20v, suspensão a ar com trava a partir de 4500,00

Faixa 7- Modelos a partir de 6 mil reais. Opções com 11 v e componentes melhores;

Faixa 8- modelos a partir de 9 mil reais. Opções com quadro de carbono a partir desta faioxa de preço;

Dentro destas faixas de valor o que você pretende investir?
Pense no possível pagamento em parcelas a partir do faixa 4 e estará escolhendo uma bicicleta.

Confira também a pagina Facebook da Faccin Bicicletas


 Luiz Maganini Faccin
Faccin Bicicletas
Santa Cruz do Sul, RS
Setembro 2018.



terça-feira, 19 de junho de 2018

Pedal para conhecer Outro Mundo


    Um dia estava na praia da Sepultura em Bombinhas. Muitas pessoas, som alto, barulho das conversas, Jet-ski passando, som do vento. Peguei o snorkel e mergulhei na agua transparente azulada e espelha pelo azul do céu. Ali em baixo, separado por uma linha d’água estava um silencio, ouriços do mar entre as pedras, peixes coloridos em um mundo mais perfeito. Aquele era outro mundo.
    Ontem à noite, 18 de junho de 2018, saímos para pedalar com frio e neblina. Estradas quase sem carro. Um mundo vazio sem pessoas se estavam isoladas no sem mundinho isolado por paredes, vidros e portas de carros. Pessoas vivendo em uma bolha de tecnologia e conforto.
O mundo acontece lá fora!

Segue vídeo=

https://www.youtube.com/watch?v=hwCbWjBN7dA

Segue imagem do Outro Mundo.

Escrito por Luiz M. Faccin